quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Grupos de teatro fundam coletivo A Lapada

Sete grupos de teatro se uniram para fundar o coletivo A Lapada, com o objetivo de divulgar e montar suas peças nas praças do Nordeste e promover o debate sobre os rumos da política cultural para o teatro na Região e suas implicações em nível nacional.

A Lapada surgiu da necessidade de trocas estéticas entre grupos de teatro dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba: Bagaceira, Pessoal do Tarará, Clowns de Shakespeare, Piollin e Alfenim. A idéia é conhecer por dentro a forma de trabalho desses grupos, se aproximar de seus procedimentos criativos e discutir suas opções.

O Volante Lapada, informativo semestral do coletivo será lançado nesta quinta-feira (28) e traz o manifesto de fundação do Movimento, além de artigos em que os grupos participantes apresentam sua história sob o prisma dos compartilhamentos. "Não estamos no centro da produção cultural do Brasil e isso não quer dizer que somos periferia", diz o manifesto. O lançamento será em conjunto com a estréia da peça "Quebra-Quilos".

Quebra-quilos

O grupo de Teatro Alfenim, de João Pessoa, estréia hoje seu primeiro espetáculo, "Quebra-Quilos", às 20h00, no Centro Cultural Piollin, próximo ao Parque Arruda Câmara, a "Bica".

A peça, ambientada em 1874, conta a história de duas mulheres que são tangidas do campo e obrigadas a procurar abrigo numa vila do Sertão paraibano, nas proximidades de Campina Grande. Existem rumores de que os Quebra-Quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade com o intuito de quebrar os padrões de aferição.

As tropas da Guarda Nacional estão de prontidão. As duas mulheres serão testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos que tentam comercializar na feira o produto de suas pequenas lavouras.

Nenhum comentário: