segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

"Tropa de Elite" ganha Urso de Ouro, em Berlim

Não adiantou parte da crítica chiar, nem Lobão detonar o Capitão Nascimento no Debate MTV. "Tropa de Elite" colocou no saco nada menos do que o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim. Até o diretor José Padilha ficou surpreso com o resultado.

Vale lembrar que Berlim não é o Oscar. Se você já parou para ler matérias sobre festivais internacionais de cinema, percebeu que entre os premiados do Oscar - em geral - estão os filmes mais festejados de Hollywood. Superproduções, diretores renomados, atores populares, são as figuras sempre presentes na festa californiana.

O Urso de Ouro de Berlim é bem diferente. Um prêmio almejado pelos "diretores cabeça", pelo cinema de arte, por quem fracassou na bilheteria, mas fez uma obra prima. Se a carreira financeira de alguém pode deslanchar após um Oscar, após um Urso de Ouro, vem a consagração no meio cinematográfico.

É bem provável que os filmes vencedores de Berlim nunca sejam exibidos na pacata João Pessoa. Anotem aí e me digam depois se chegar por aqui:

O grande prêmio do júri foi dado a "Standard Operating Procedure", um estudo sobre o que deu errado no presídio de Abu Ghraib, no Iraque. (Deve chegar o DVD...) Paul Thomas Anderson ganhou o Urso de Ouro de Melhor Direção por "Sangue Negro", protagonizado por Daniel Day-Lewis no papel de explorador petrolífero resoluto e ganancioso nos EUA no início do século 20. (Este deve vir!) O troféu de Melhor Ator ficou com o iraniano Reza Naji por "The Song of Sparrows", filme que mostra como o idílio rural de um homem é ameaçado pelas tentações materiais que a cidade grande põe em seu caminho. (Se brincar, nem o DVD!)

A britânica Sally Hawkins recebeu o Urso de Ouro de Melhor Atriz pelo retrato de uma professora contagiantemente otimista em "Happy-Go-Lucky". (Vem?) O prêmio de Melhor Roteiro foi dado ao chinês Wang Xiaoshuai, que escreveu e dirigiu "In Love We Trust", sobre um casal divorciado que recorre a medidas drásticas para tentar salvar sua filha doente. (Não apostaria que vem.)

PS: As informações sobre os premiados de Berlim foram extraídas do Yahoo! Brasil Notícias.

3 comentários:

Mythus disse...

Sou pé atrás com filmes cabeça, mas também não sou fã de "sessão da tarde".

Eu não recomendo "A Arca Russa" pra ninguém, apesar de ter assistido o filme do começo ao fim.

Clique Aqui disse...

Vou "ter" que assistir a "Arca russa" pelo apuro técnico. É uma obra-prima, mas imagino que deve ser cansativo. Também não recomendo. Mas "Tropa" recomendo. Diferente de Jorge Furtado e do meu editor, acho que o filme merece aplausos. Apesar das ressalvas que fiz no texto "Para a tropa do trapo vaso a tripa", lá no Meio do Nada.

Clique Aqui disse...

Acabo de descobrir que é "Para a tropa do trapo vaZo a tripa". Ninguém patrulhou, mas já corrigi.