terça-feira, 11 de março de 2008

Teatro: "Vereda da Salvação" no Santa Roza

O texto abaixo é um trecho da matéria seguido da crítica, ambas de Jãmarri Nogueira. A íntegra está na capa do Caderno 2 do Correio da Paraíba desta terça-feira (11).

Uma das melhores montagens do teatro paraibano das últimas duas décadas terá apresentação única, hoje, às 20h00, no Santa Roza, em João Pessoa. "Vereda da Salvação", que tem direção da carioca Christina Streva, é sucesso de público e crítica desde o ano passado e já teve uma série de apresentações na Sala Preta da UFPB e no teatro Lima Penante, em 2007. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. Comerciários com a carteirinha do SESC nada pagam.

Crítica


"Vereda da Salvação" merece uma crítica de trás para frente: imperdível, obrigatório, necessário. A montagem de Christina Streva que será apresentada, hoje, no Santa Roza, é uma prova inconteste de como as mãos do diretor podem fazer lapidar um elenco jovem e inexperiente.

Carioquíssima, Streva teve sensibilidade na captação da essência sertaneja, descartando lugares-comuns e dizendo não ao caricatural. "Vereda da Salvação" tem interpretações e texto fortes. Guturais. Secos. Fortes, guturais e secos como o jeito sertanejo de falar. Atente para a crueza da cenografia. Atente para a luz rubro-amarelada e para o breu.

E mais: a sonografia passou a ser feita pelo elenco. Nada de som mecânico. São detalhes enriquecedores de uma peça que desvenda a microfísica do poder através do miserê sócio-intelectual dos brasis. A melhor opção para esta noite de terça-feira está no Santa Roza. Imperdível! (JN)

Um comentário:

Mythus disse...

Provavelmente você soube, mas esse fim de semana apresentou aqui em Jampa o grupo que faz o sketch "Joseph Climber, um exemplo de vida". Queria ter visto.