quinta-feira, 13 de março de 2008

Artes plásticas: Chico Ferreira lança livro-catálogo

Escrevi para a edição de hoje do Correio da Paraíba uma matéria sobre o lançamento do livro de Chico Ferreira. Colo abaixo a abertura e um trecho inédito - deve ter sido falta de espaço.

O artista plástico Chico Ferreira reuniu em um livro pinturas, esculturas e objetos representativos de sua produção contemporânea. A publicação será lançada hoje, às 20h00, na Vila do Artesão, situada na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, próximo à Fundação Casa de José Américo.

Não se trata de uma retrospectiva, mas de uma espécie de catálogo estilizado, com textos de William Costa, fotografias de Roberto Coura, programação visual de Dyogenes Chaves, editoração de Juca Pontes e tradução para o inglês de Vitória Lima. O livro é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de João Pessoa, orçado em R$ 23.800.

Trecho que não coube

Chico também comentou a falta de organização entre os artistas plásticos. "Os artistas de todos os segmentos são muito complicados, os artistas plásticos nem se fala! Acho que é um dos segmentos da produção mais complicada. Porque eles são individualistas, o próprio trabalho permite que eles sejam individualistas". Ele afirmou que os artistas reclamam, mas não conseguem reivindicar porque são reclamações soltas e individuais.

Nenhum comentário: